sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Divina Eleição: Presciência ou Determinismo?

A soteriologia é o campo da teologia que estuda a doutrina da salvação. Dentro deste campo, existe a realidade da predestinação. Ou seja, o destino pré-traçado dos seres criados (anjos e homens). No que tange a raça humana, existe 2 teorias que tem dividido a opinião dos cristãos ao longo da história da igreja em todo o mundo. Isto é, a predestinação da parte de Deus com relação ao destino eterno (salvação ou perdição) dos seres humanos é baseado na previsão divina ou se apoia unicamente na vontade soberana de Deus? Em outras palavras, a eleição (escolha) para a salvação dos indivíduos é baseada na previsão (presciência) ou na soberana determinação divina? Este artigo não visa entrar nos detalhes da questão. Apenas, aguçar a reflexão em torno do assunto. Segue abaixo um texto contundentemente esclarecedor:
"Então começou ele (Jesus) a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti (Mt 11:20-24)."
Ou seja, sendo divino, o Senhor Jesus previu a possibilidade real de conversão de determinados pecadores em determinadas situações. Mesmo assim, os mesmos se perderam eternamente deixando de serem colocados dentro das circunstâncias exatas para a salvação de suas almas. Isto nos leva a conclusão inevitável que a escolha para a salvação é baseada no arbítrio divino e não humano. Logo, o sentido de presciência na Bíblia tem o sentido de conhecimento antecipado e determinado e não de mera previsão. Se lermos as 2 únicas passagens que falam sobre a presciência divina neste sentido, chegaremos também a esta conclusão. Em 1 Pe 1:2, lemos: "Eleitos (escolhidos) segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas". Observamos aqui, que a escolha daqueles para quem o apóstolo escreveu foi para a obediência e não por causa de uma obediência prévia da parte deles. A motivação de Deus ao elegê-los foi visando a posterior santificação deles e não por causa da santificação anterior deles. Na verdade, nesta mesma carta, o apóstolo Pedro lembra aos seus leitores a vida na qual viviam antes de Cristo (veja 1:18 por exemplo). O outro texto é Romanos 8:29 que diz: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (Jesus), a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Muitos acham que "conhecer" aqui significa previsão como se Deus tivesse previsto quem iria se converter e por isso os escolheu. Mas, conhecer nesta passagem bem como em outras (veja Gn 4:1) tem o sentido de intimidade. Significa na verdade, amor íntimo e pessoal. Traduzindo as palavras do apóstolo Paulo, podemos afirmar que Deus amou de forma pessoal e íntima certos indivíduos para a salvação.  E a base deste amor não se apoiava em suas condutas futuras e previstas e sim na vontade soberana e inescrutável de Deus que tinha como alvo torná-los semelhantes a Seu Filho Jesus. De forma que estes e somente estes (verso 30) serão salvos. De fato, desconhecemos a razão sábia, justa e santa como diziam os puritanos do por que Deus escolher uns em detrimento de outros. Mas, uma coisa sabemos não foi por méritos e nem previsão. Caso contrário, os pecadores de Sidom, Tiro e Sodoma teriam sido salvos. Pois, Deus previu o arrependimento deles, porém, não os escolheu para a salvação incluindo-os no número dos seus eleitos. A nós que somos salvos, resta apenas calar, adorar e agradecer junto com o apóstolo que diz: "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade" (2 Ts 2:13). Amém!

Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional - João Pessoa/PB - AIECB)
urado é aquele que não se escandalizar em mim

Mateus 11:6
urado é aquele que não se escandalizar em mim

Mateus 11:6
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

Mateus 11:20
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

Mateus 11:20
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

Mateus 11:20
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

Mateus 11:20
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.

Mateus 11:20-24
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.

Mateus 11:20-24
Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.

Mateus 11:20-24

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