sábado, 26 de setembro de 2015

A Igreja Evangélica Pós-Moderna e a Pirataria Cristã

Não é somente no comércio e no ramo dos negócios que a pirataria tem crescido. No meio religioso, o mesmo fenômeno também tem acontecido. Principalmente, no meio dito evangélico.
O crescimento da igreja evangélica no Brasil e no mundo é algo notório. A cada dia que passa, cresce o número de "igrejas" e "pastores" no cenário nacional e estrangeiro. Não há como negar que tem havido um crescimento espantoso daqueles que se intitulam evangélicos. A cada dia o número de adeptos deste ramo cristão tem crescido de forma bastante acelerada. A "fé evangélica" tem se popularizado entre artistas e gente comum de norte a sul e de leste a oeste em todo o globo terrestre. Segundo pesquisas mais recentes, o número aproxima-se em torno de 5 milhões no Brasil e cerca de 1 bilhão em todo o planeta. Todavia, muito se questiona a razão e a natureza de tal crescimento. O pastor presbiteriano Josafá Vasconcelos critica tal crescimento alegando o triste fato que, "a igreja evangélica cresce como um lago e não como um oceano. Ou seja, cresce apenas na extensão porém com pouca profundidade. Segundo ele, melhor seria que não tivesse crescido tanto". Alguém pode achar tal declaração muito radical, mas pessoalmente, concordo com o reverendo. Afinal de contas, que adianta crescimento em quantidade mas sem qualidade? A igreja primitiva crescia em ambos os aspectos (At 2:38-47).
Basta darmos uma olhada no tipo de cristãos que tem surgido no meio evangélico e logo ficamos horrorizados com a natureza da profissão de fé e do testemunho de vida que estes "novos conversos" apresentam. A grande maioria não tem compreensão do próprio evangelho e tampouco noção bíblica da própria vida cristã. O cristianismo de muitos "evangélicos" hoje em dia, limita-se a jargões e modismos religiosos, nada mais! Isso sem levarmos em conta os escândalos e bizarrices gospel que a cada dia surge no cenário evangelical. Nos referimos a pessoas que mudam de credo religioso e ambiente, mas que infelizmente, não mudam de vida. Pessoas que afirmam estar seguindo a Jesus, mas, ainda assim fazendo shows seculares, filmes pornográficos, etc, etc. Onde está a verdadeira raiz do problema? Permitam-me listar alguns:
1. Evangelização Pirata. Muitos que tem entrado nas fileiras evangélicas não têm sido verdadeiramente evangelizados. Ou seja, não tem ouvido a pregação pura do evangelho bíblico. São evangelizados por meio de jargões religiosos ou promessas de bem estar e prosperidade material. Nada ouvem acerca da Santidade de Deus, da pecaminosidade do ser humano, da necessidade de arrependimento e conversão, fé em Cristo e sua doutrina do discipulado, novo nascimento, santificação, vida eterna, etc. O "evangelho" que muitos tem ouvido e conhecido é "pare de sofrer" ou algum outro tipo de paliativo e auto-ajuda para se ser feliz neste mundo. Porém, ao aceitar este tipo de mensagem, muitos já são catalogados no rol de membro de alguma "igreja local" e no censo do IBGE mesmo sem terem tido uma real experiência de reconciliação com Deus por meio de seu Filho Jesus.   
2. Pastores e Igrejas Piratas. O cristianismo que muitos tem aceito não passa de um cristianismo pirateado, ou seja, falsificado! Além de não ouvirem a verdadeira pregação do evangelho bíblico, muitos tem sido vítimas de falsos profetas cujo objetivo é a promoção pessoal com a abertura de suas próprias "igrejas". Essa é a razão principal ao meu ver do crescimento tão veloz, mas porém, tão superficial dos evangélicos. A cada dia que passa, 'novas igrejas" e "novos pastores e até pastoras" tem aparecido de todo tipo e de todos os gostos. Tais igrejas e tais pastores fazem de tudo para ganhar pessoas para o seu gueto. Para eles, "os fins justificam os meios". Vale tudo: batismo em tobo-água, santa ceia com biscoito e suco de maracujá, ser artista de cinema pornô, funk e balada gospel, profetadas, piruetas, falsas curas e milagres, etc, etc. Desde que seus "fiéis" se sintam "felizes" e assim, encham os bancos ou cadeiras de suas igrejas e encham os cofres das mesmas também. Aliás, para tais 'pastores" que cobram para orar, para curar, para profetizar, para batizar, para casar, e para outras coisas mais, os únicos tipos de pecados que combatem são a falta de contribuição financeira e a crise nos relacionamentos em seus círculos. Com "pastores" assim que pregam tudo menos a bíblia, o número de cristãos pirateados só tende a crescer em extensão mesmo. Porém, vale lembrar que "nem todo que chama Jesus de Senhor entrará no Reino dos Céus - Mt 7:21 a 23". Ai de tais cristãos e tais pastores que enganam e são enganados!
3. Pregação Pirateada. Como se não bastasse no movimento evangelical uma evangelização sucateada por meio de "pastores e igrejas" de araque, os novos evangélicos são vítimas de um falso discipulado cristão. No cristianismo pirateado, a Bíblia Sagrada não ocupa lugar de destaque na vida e liturgia cristã. A bíblia já não é mais a única regra de fé e prática. O que vale é o sentir, o achar, o louvar, o espetacular, o se divertir, etc. Para o "novo movimento evangélico" a bíblia é um livro chato, complicado e ultrapassado. O único respeito que se tem pela bíblia nas "novas igrejas evangélicas" deve-se ao fato de sua antiguidade e tradição, nada mais. E assim, vivem um cristianismo e vida cristã sem bíblia. Neste novo estilo cristão, mais importante que a pregação bíblica são as peças teatrais, as coreografias, os shows, as dinâmicas, e qualquer outro tipo de descontração. Nada de quebrantamento, consagração, ou real compromisso com Deus e Sua Palavra.
4. Rompimento com a História e Tradição EclesiásticaO mais incrível de tudo que se vê no novo evangelicalismo além do abandono bíblico que por sua vez leva a um falso evangelismo e plantação de igreja e ordenação pastoral, é o fato de acharem que antes dele não havia cristianismo. Ora, para quem não sabe, a igreja cristã possui mais de 2000 anos de existência. Antes de nós, já havia cristãos no mundo. É de admirar que o novo mundo gospel não leve isso em consideração. Para este movimento, igrejas históricas e tradicionais como a anglicana, luterana, reformada, presbiteriana, congregacional, metodista, e outras de mesma linha doutrinária já não são referência em matéria de cristianismo bíblico e histórico. Que absurdo acharem que o cristianismo começou somente agora com a IURD, a Mundial, a Vitória em Cristo e outras igrejas fundo de quintal! Não é a toa que "a atual igreja evangélica" é representada na mídia e na sociedade por "pastores" como Edir Macedo, Valdemiro Santiago, Romido Ribeiro Soares, Silas Malafaia, Estevam Hernandes e outros pregadores da Teologia do Triunfalismo e da Prosperidade. Poucos são os que conhecem o verdadeiro evangelho pregado pelos reformadores João Calvino e Lutero, bem como por outros célebres pregadores de nosso tempo como John Piper, Paul Washer, Franklin Ferreira, Walter Mcalister, Augustus Nicodemus, e outros pastores de igrejas evangélicas tradicionais e históricas.
Conclusão. Se formos catalogar todos os itens que descrevem a real condição da igreja evangélica pós-moderna e seus principais representantes como Marco Feliciano, Thales Roberto, Baby Consuelo, Ana Paula Valadão,  e outras aberrações, não teremos tempo nem espaço. Fica aqui apenas algumas observações concernente ao falso crescimento evangélico de nossos dias. As verdadeiras igrejas evangélicas de fato tem crescido pela graça divina, entretanto, seu crescimento em quantidade e qualidade não tem sido tão notável pela mídia e imprensa como deveria. Afinal de contas, o que dar ibope mesmo são as marmeladas religiosas e não a verdadeira identidade e vocação cristã. Que Deus tenha misericórdia dos que tem se iludido com o falso evangelho de nossa geração! Voltemos ao Evangelho puro e simples.

Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa/AIECB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário