quarta-feira, 3 de junho de 2015

A Importância das Sagradas Escrituras como Regra de Fé e Prática

"Disse Jesus: Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva - Evangelho de João 7:38".
Introdução: É triste, mas, é verdade! Alguns grupos "cristãos" não gostam da Bíblia e inclusive, não a aceitam como Regra de Fé  e Prática Cristã.
Tanto o catolicismo romano como o neo-evangelicalismo nutrem em comum, um desprezo muito grande pela Bíblia. Não a adotando como Princípio Regulador para a Vida e para a Adoração Cristã.
Quanto ao catolicismo romano isso não é de estranhar uma vez que a Igreja Católica Romana declara abertamente que não é religião de um livro e que a Tradição está inclusive acima das Sagradas Escrituras determinando assim sua validade e significado. Entretanto, no que diz respeito "as igrejas evangélicas" oriundas da Reforma Protestante, isso causa muita estranheza.
Por qual motivo alguém ou algum grupo abriria mão da Palavra de Deus escrita? Afinal de contas, que valor tem a Bíblia Sagrada? Trata-se de um mero livro religioso e ultrapassado?
Este artigo visa esclarecer pelo menos 4 pontos importantes sobre o valor inegociável da Bíblia. São eles: inspiração, revelação, preservação e suficiência da verdade divina aos homens.

1- Inspiração da Bíblia como veículo da vontade divina. De acordo com os apóstolos Paulo e Pedro as Escrituras são sagradas porque são produto da inspiração divina (2 Tm 3:16,1 e 1 Pe 1:20,21). Ou seja, segundo o ensino apostólico a Bíblia foi escrita por homens, mas, não foi escrita pela vontade humana. Deus apenas usou homens para escrevê-la. Esse processo levou cerca de 1500 anos e envolveu cerca de 40 escritores de épocas, personalidades e culturas diferentes. Todavia, a Bíblia tem uma única mensagem sem se contradizer, pois, por trás de todos eles havia uma única mente guiando, a saber, o Espírito Santo. Nenhum outro livro se compara a Bíblia. Inclusive, muitos proibiram sua leitura, tentaram destruí-la e, no entanto ela tem atravessado séculos e fronteiras mudando a vida de bilhões de pessoas no mundo inteiro. É portanto,um livro sobrenatural, divino!
2- A Bíblia como veículo da Revelação da vontade divina. Deus quis se comunicar e se revelar ao homem para que este pudesse ter diálogo com Ele. Como a Bíblia levou cerca de 1500 anos para ser escrita, aprouve a Deus, revelar sua santa, sábia e justa vontade ao homem de forma progressiva. Deus sempre optou por trabalhar paulatinamente tanto na obra da Criação como na obra da Redenção que inclui sua auto-revelação. Através da Bíblia, Deus nos revela seus atributos e desígnios. Bem como, nossa dependência e obrigação para com Ele como base para a felicidade. Sem a Bíblia, não teríamos como saber a vontade de Deus nem tampouco quem Ele é e a forma correta de nos relacionarmos com Ele. Essa revelação bíblica foi primeiramente dada aos judeus por meio do Antigo Testamento e por fim,foi dada a toda a humanidade por meio do Novo Testamento. Essas Sagradas Escrituras composta por uma biblioteca portátil de 66 livros são suficientes para conhecermos a Deus de forma que o agrade. Não é seguro ir além ou ficar aquém delas.
3- Preservação da Bíblia como veículo da vontade divina. Na medida que a Bíblia ia sendo escrita ia também sendo guardada e preservada através de cópias e originais por homens conhecidos como copistas ou escribas. Isso fez com que a revelação divina fosse preservada e passasse intacta de geração em geração. Preservação essa que torna confiável seu conteúdo o que não se pode dizer da chamada tradição oral que durante muitos séculos também teve seu importante papel. Todavia, a tradição oral como um telefone sem fio não é de inteira confiança e serviu como um apoio até que as Sagradas Escrituras se completassem. Quando o cânon bíblico do AT e NT se fechou e Deus não levantou nem mais profetas ou apóstolos para escrever sua Palavra, a tradição oral consequentemente perdeu sua função no processo da revelação divina. Por essa razão, nós cristãos reformados adotamos SOMENTE A BÍBLIA (Sola Scriptura) como nossa regra de fé e prática cristã.

4- Suficiência da Bíblia como veículo da vontade divina. Sendo assim, a Bíblia por si mesma é suficiente para a fé e prática cristã. Na verdade, nossos ancestrais da Reforma a consideravam como o Princípio Regulador. Ou seja, a Bíblia é o princípio que deve regular nossa devoção, irmandade, fraternidade, culto, pregação, família, trabalho, etc. Isto é, a vida de um cristão como um todo deve ser pautado no ensino bíblico (especialmente pelo Novo Testamento). Com quase 4 décadas de cristianismo reformado e evangélico, tenho percebido como a Bíblia simplesmente é inesgotável em seus santos e maravilhosos ensinamentos. Em cada texto há um oceano de informações que se renovam a cada dia, assim como as águas dos oceanos. Por isso, chamo a Bíblia de "Oceano do Espírito". A simplicidade e profundidade da Bíblia é algo encantador. Por exemplo: em cada texto há apenas uma interpretação ao mesmo tempo em que há várias aplicações. Não existe uma área da vida que o ensinamento bíblico não cubra direta ou indiretamente. Seja no que tange a vida diária e temporal, ou seja principalmente, no que tange aos aspectos espirituais e eternos. Nesse aspecto, a Bíblia é como uma bússola. Um verdadeiro, seguro e prático manual de vida com Deus e com os homens. Na verdade, falta-nos adjetivos para definirmos a Bíblia! Por isso, nos limitamos a defini-la como Suficiente (Sl 119:105; 2 Tm 3:16,17, ect). 
Conclusão: Diante desses fatos, não há como entender o desprezo que grupos que se intitulam cristãos como o catolicismo romano e o neo-evangelicalismo nutrem para com a Bíblia. Mas, uma coisa é certa: toda pessoa ou grupo que despreza as Sagradas Escrituras que é a única fonte da revelação divina na história da humanidade, acabam enveredando para a incredulidade e vãs superstições. O que também chamamos de apostasia ou abandono de Deus. Não há como fazermos a vontade de Deus fora ou além da Bíblia e nisso católicos romanos e muitos novos evangélicos estão incorrendo em grave erro. Portanto, urge aqui as seguintes perguntas para reflexão pessoal: a sua fé, vida, ética, moralidade, espiritualidade, devoção, e culto e evangelização são regulados pela Bíblia? Sim ou não? Fica a dica (Sl 119:11; Jo 17:17, etc)


Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa – AIECB)

11 comentários:

  1. Bom dia, meu amigo Samuel! Só quero pegar um trecho do seu texto:

    "Tanto o catolicismo como o neo-evangelicalismo nutrem em comum um desprezo muito grande pela Bíblia."

    Amigo, uma coisa te garanto, esse "neo-evangelicalismo" realmente despreza a Bíblia, logo porque é protestantismo do mesmo jeito! Agora, o Catolicismo, me perdoe, mas afirmar que a Igreja despreza a Bíblia... é uma tremenda piada! Deixarei algumas citações para sua reflexão:


    "Foi um efeito do poder de Deus que o PAPADO PRESERVOU, em primeiro lugar, o santo batismo; em segundo, O TEXTO DOS SANTOS EVANGELHOS, QUE ERA COSTUME LER NO PÚLPITO NA LÍNGUA VERNÁCULA DE CADA NAÇÃO..."
    Martinho Lutero (De Missa privata, ed by Jensen, VI, Pg 92).

    “Nunca houve um momento na história da Igreja ocidental durante a Idade ‘negra’ ou 'Média', que as Escrituras fossem oficialmente rebaixadas. Pelo contrário, eles foram consideradas infalíveis e inerrantes, e foram mantidas na mais ALTA HONRA.”

    Peter Toon, AUTOR PROTESTANTE (TOON, Peter, Protestants and Catholics, Ann Arbor, MI: Servant Books, 1983, 39).


    “O CATOLICISMO ROMANO TEM UM GRANDE RESPEITO PELA ESCRITURA como fonte de conhecimento(. . .) Na verdade, as declarações oficiais da Igreja Católica Romana sobre a inspiração e inerrância das Escrituras satisfariam o mais rigoroso fundamentalista protestante.”

    Robert McAfee, AUTOR PROTESTANTE TAMBÉM!
    (BROWN, Robert McAfee, The Spirit of Protestantism, Oxford: Oxford Univ. Press, 1961, 172-173).

    Meu estimado amigo, Samuel, agora te pergunto: Qual o interesse desses autores protestantes em afirmar que o Catolicismo sempre estimou e sempre fomentou o estudo das Sagradas Escrituras?


    Espero que vc seja honesto,
    Everton Nunes Santos.


    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo seja contigo meu amigo, Everton! Não esperava te encontrar por aqui, mesmo assim, seja bem-vindo. Quanto aos autores que você citou conheço apenas Lutero. E pelo que vejo, parece-me mais uma vez que você o cita fora do contexto (como aliás, acerca do dito cujo, seus ancestrais na fé, fizeram a mesma coisa na dieta de worms). Vejo também que nossas ideologias continuam as mesmas. Ou seja, enquanto defendo a Bíblia apenas como regra de fé e prática, você continua defendendo a placa da sua igreja, que por sinal, é a mais antibíblica de todas (sem ofensa pessoal). Francamente, desconheço a razão dos autores protestantes que você citou. Quanto a citação a seguir, posso falar alguma coisa: “Nunca houve um momento na história da Igreja ocidental durante a Idade ‘negra’ ou 'Média', que as Escrituras fossem oficialmente rebaixadas. Pelo contrário, elas foram consideradas infalíveis e inerrantes, e foram mantidas na mais ALTA HONRA.” Bem...tenho videos que mostra exatamente o contrário desta citação. Em um deles, o Pe.Paulo Ricardo se gaba em afirmar que o catolicismo não é religião de um livro (a Bíblia) e sim de uma tradição viva. No outro vídeo que na verdade é um filme sobre o reformador inglês William Tyndale, uma família foi queimada viva somente porque recitou o Pai Nosso na lígua vernacular. O próprio Tyndale foi queimado vivo por traduzir a Bíblia. Afinal de contas, que alta honra foi essa que o catolicismo sempre deu a Bíblia? Se o catolicismo alega ter a interpretação correta da Bíblia, não deveria temer tanto suas traduções ao ponto de proibi-la em vários países e inclusive ter perseguido e matado seus tradutores. Quanto aos neo-evangélicos, esses desprezam a Bíblia (na prática, não na teoria) por falta de conversão mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu amigo! Com todo respeito, mas vc acha que conhece Lutero e não conhece (ou não quer conhecer?).E sobre o desconhecimento dos outros autores, não é novidade para mim. "Mais uma vez" também, vc usa o artifício de que cito Lutero "fora de contexto", na verdade quem faz isso muito bem são os protestantes! Citarei Lutero mais uma vez "fora de contexto":

      “Seria melhor anunciar a CONDENAÇÃO ETERNA do que a salvação pelo estilo de Zwinglio ou Oecolampadius.”

      Lutero aqui, meu caro Samuel, estava defendendo a sua "placa"e ideologia contra seus irmãos "reformados"! Por favor, não me venha com essa balela de pontos secundários, não! Tem outra viu, olha:

      “UM MEXERICO ... UM MELIANTE COMPLETO ... Eu não confio nele de maneira alguma, pois Paulo diz [Tito 3:10] ‘Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.’” (Grisar, VI, 289; Table Talk, ed. Mathesius / Kroker, 154, 253).

      Lutero estava falando sobre Bucer, de maneira bem fraternal, "apostólica", não é?
      Samuel, os "reformadores" também defendiam a Bíblia (palavra que não encontra na própria, irônico não?) e com qual convicção, vc afirma que a Igreja Católica "é a mais antibíblica de todas"?! Leia e reflita nessas citações fora de contexto...

      Sobre seus vídeos, também tenho inúmeros vídeos que se contrapõem aos seus. E detalhe, são vídeos de autores e estudiosos NÃO CATÓLICOS!
      Sobre a questão de Tyndale, ele foi um falsário e foi morto por um decreto do imperador em Augsburg. O próprio Henrique VIII, protestante também, já tinha condenado Tyndale em 1531. Para ser mais preciso, Tyndale morreu na fogueira em 1536 pela instigação de agentes do rei da Inglaterra. A Igreja não tem nada haver com a morte dele. E outra, se a bíblia de Tyndale fosse boa, porque os protestantes não tem ela para seus estudos?
      Outra coisa, como vc me prova que o Catolicismo proibiu em vários países as traduções vernáculas? Agora, eu provo:

      "Todos os cristãos devem ler a Bíblia com piedade e reverência, rezando para que o Espírito Santo, que inspirou as Escrituras, capacite-os a entendê-las... Os que puderem devem fazer uso da versão latina de São Jerônimo; mas os que não puderem e as pessoas simples, leigos ou do clero ... devem ler a versão alemã de que agora se dispõe, e, assim, armarem-se contra o inimigo de nossa salvação." (The publisher of the Cologne Bible,1480 ).

      Veja bem o ano,1480! Muito antes da "reforma protestante"! E ainda na versão alemã! Só essa citação acaba com seu sofisma de que a Igreja temia que o povo tivesse a Bíblia nas mãos.
      Por fim, só tenho que lamentar que vc ainda insista em coisas que são refutadas há anos! E repito, esses neo-evangélicos, são protestantes do mesmo jeito: Deturpam a Bíblia e se auto dividem... infelizmente.

      Que o Espírito Santo te conduza, meu amigo!

      Excluir
    2. Amigo, lamento que você tenha uma leitura unilateral dos fatos. Vamos ser imparciais. Já prestou atenção nas fontes que usa?! Quanto aos dogmas antibíblicos do catolicismo e seu fundamentalismo leia meus artigos: "Porque não sou católico e A falácia da unidade católica".

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Com todo respeito e consideração que tenho por vc, caríssimo Samuel! Mas, é uma acusação injusta da sua parte. Eu sabia que vc iria atacar as fontes utilizadas... Interessante, vcs protestantes usam várias "fontes", geralmente para o indivíduo que se diz católico e fazê-lo protestante. Agora, quando é o contrário, não é imparcial, é unilateral, fanático e outros epítetos bem edificantes. Estou lendo seus artigos com muito interesse e como falei anteriormente, vc apenas faz eco a falas e escritas que há muito tempo foram refutadas. Deixo aqui um pequeno testemunho de um ex-protestante:


      "Quanto mais eu aprendia sobre os reformadores protestantes, menos eu gostava deles como pessoas. Eu reconheci que o meu próprio fundador, João Calvino, era um homem arrogante e auto-confiante, que foi brutal para seus inimigos, nunca aceitou a responsabilidade pessoal e condenou qualquer um que não concordavam com ele. Ele chamou a si mesmo de profeta e atribuiu autoridade divina no seu próprio ensino. Isto contrasta totalmente com o que eu estava aprendendo sobre os teólogos católicos. Muitos deles eram santos, o que significa que eles tinham vivido vidas de caridade heroica e abnegação. Mesmo os maiores deles - homens como Agostinho e Tomás de Aquino - também reconheceram que eles não tinham autoridade pessoal para definir o dogma da Igreja."

      Historiador ex-protestante calvinista, A.David Anders, Ph.D.

      Caríssimo, vc pode até dizer que essa questão de testemunhos tanto da parte protestante como da parte católica é uma besteira. Pois bem, faço como um ex-pastor batista diz: Vamos comparar as trajetórias de ambas as partes e veremos que da parte convertida a Santa Igreja teremos qualidade. Sabe por quê? Porque há verdadeiro estudo, honestidade intelectual e sinceridade.

      Deus o conduza, caríssimo amigo!

      Excluir
    5. Caríssimo, Everton! Conheço apenas 1 pessoa perfeita a quem procuro servir com minhas falhas e fraquezas pessoais. Esta pessoa não se chama Calvino, Lutero, Agostinho, Ambrósio e nem mesmo a Santa e Bendita Maria. Esta pessoa se chama: Jesus. A Bíblia nos fala tudo o que precisamos saber sobre Ele (Jo 7:38 / 20:30,31, etc). Lógico que cada um (protestante ou católico) que puxe a sardinha para o seu lado. Enquanto esses ex-protestantes falam mau dos reformadores, muitos outros falam exatamente o contrário e vice-versa. Em quem vamos acreditar? Ao menos tenho sido imparcial, mostrando o erro das próprias igrejas reformadas, enquanto vcs católicos omitem os gravíssimos erros da igreja de vcs. Que posso fazer? Apenas ser honesto a minha consciência e a consciência alheia. Sei que não posso agradar a todos...nem mesmo Jesus agradou. Sola Scriptura (Jo 14:6,26)!

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Samuel, desculpa... rsrsrsrs Faço como Ludwig Von Pastor, famoso historiador que se converteu ao Catolicismo depois de conhecer os erros gravíssimos cometidos pelos filhos da Igreja. Certa vez ele desafiou o Papa reinante da época, Leão XIII, para abrir os famosos arquivos do Vaticano. Ele afirmava que esses arquivos jamais seriam abertos por causa dos horrores da Igreja Católica Romana. O Papa Leão XIII mandou avisar a Pastor que os arquivos estavam disponíveis para sua pesquisa. Pastor ficou sem acreditar inicialmente, mas viajou a Roma e ali teve todas as facilidades para sua pesquisa, sem impedimento nenhum! Dessa pesquisa, surgiu umas das maiores obras historiográficas existentes: A História dos Papas, obra dividida em 40 volumes! Foi nessa obra que mostrou todos os horrores dos Papas renascentistas! Depois disso, ele pediu uma audiência com Leão XIII e nessa audiência, para a surpresa do Romano Pontífice, Pastor declarou sua adesão a Fé Católica.
      E o Papa estupefato falou:

      "Mas, Professor, antes de conhecer por dentro os horrores praticados por antecessores meus, o Sr. era contra a Igreja Católica, e agora, que conhece tudo documentadamente, quer ser católico? Não estou compreendendo sua atitude."

      Ludwig Von Pastor simplesmente respondeu:

      "Santidade, eu me convenci de que a Igreja Católica é realmente uma Instituição Divina. Se nem Papas conseguiram destruí-la, é porque é divina mesmo!"

      E aí, vc ainda acha que nós... "católicos omitem os gravíssimos erros da igreja de vcs."?! SALVE ROMA (Rm 16,20)!!!

      Excluir
  3. Samuel, como você pode dizer que a Igreja Católica tem desprezo pela bíblia?

    Vou pegar fatos simples:

    O antigo testamento foi escrito antes da vinda de Jesus, mas,
    - será que só havia aqueles livros?
    - já existia uma compilação daqueles livros?
    - e será que todos os judeus andava com uma debaixo do braço?

    Depois de Jesus houveram vários livros escritos, tanto pelos apóstolos que viveram com Jesus, como por pessoas que vieram depois da ida de Jesus, e muitos nem conheceram ele pessoalmente!

    Será que todos eles se trancaram numa sala e disseram: "vamos escrever o novo testamento :D"?
    Quantos escreveram aqueles livros?
    Como foram compilado os livros?
    Será que caiu do céu com ziper e tudo?

    Vale questionar também:

    Quando as pessoas queriam ler esses livros, onde eles deveriam procurar?
    Qual gráfica em corel draw poderia fazer uma cópia pra mim?

    Outra coisa:

    Porque essa Bíblia, que quando caiu do céu com o Zíper, os protestantes rasgaram 7 livros dela?
    quem foi o inspirado que fez isso?
    será que tem algo nesses 7 livros que condena a prática do protestantismo?
    Onde se encontra na Bíblia "Solasss"?

    e pra terminar:

    Acho incrível você ter feito um blog simplesmente pra fazer postagens tentando criar mentiras sobre a igreja católica. Cada uma de suas postagens cabe um bom papo!

    Tomara que depois voce não apague esse blog, pois será de grande valia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, Leo Costa, paz de Cristo pra vc também! Em 1º lugar, mostre sua foto para que eu saiba com quem falo. Em 2º, você deve ler meu blog com mais atenção, não sou anticatólico e nem tampouco hiper-protestante (sugiro a leitura do cabeçalho). 3º releia meu artigo sobre a importância da Bíblia para se ter ideia do que tenho pesquisado há mais de 30 anos sobre a compilação da mesma (qual a sua idade mesmo?). 4º é claro que não pretendo excluir meu blog, estou apenas começando agora que tenho mais tempo para escrever e pregar. 5º em breve postarei algo sobre o processo de canonização do AT e NT, incluindo a tradução da Septuaginta. 6º As Sagradas Escrituras conhecidas hoje como Bíblia Sagrada antes de serem canonizadas (reconhecidas por unanimidade) já existiam antes de sua compilação e canonização. 7º leia meu blog como um todo antes de fazer acusações ou questionamentos descontextualizados. 8º seja bem-vindo.

      Excluir