quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alerta: Cantora Gospel Aline Barros e a Heresia do Patripassianismo

Antes de tudo, quero dizer que gosto muito de música. Principalmente, de cânticos sacros. Cresci ouvindo e cantando altos louvores a Deus nas igrejas por onde passei. Conheci grandes cantores e músicos evangélicos. Ainda hoje, curto melodias gospel.
Todavia, como cristãos que somos, nosso manual de fé e prática deve ser unicamente a Bíblia Sagrada e nada mais. Sendo assim, nosso louvor e adoração devem ser regulados por ela somente. E neste quesito, temos verificado uma pobreza teológica muito grande nos atuais sucessos da música evangélica brasileira.
Existe um hino da famosa cantora e “pastora” Aline Barros, muito bonito, intitulado “Digno é o Senhor”. Porém, a letra desta canção é uma tremenda heresia. Na verdade, trata-se de uma antiga heresia conhecida por patripassianismo. Essa heresia ia diretamente de encontro com a doutrina oficial da Santíssima Trindade que definia o ser uno de Deus subsistindo em 3 pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo). Para os adeptos do patripassianismo, no ser uno de Deus havia apenas 1 pessoa que se manifestava de 3 formas diferentes. De forma que, ora esta pessoa era o Pai, e em outro momento era o Filho ou o Espírito. Sendo assim, faziam a maior confusão quanto às propriedades pessoais de cada um e de suas funções na obra de Criação e Redenção. Ao ponto de afirmarem que Deus Pai tinha morrido na cruz (uma vez que o Pai e o Filho era a mesma pessoa). Ora, no evangelho de João 3:16, lemos claramente que “Deus (o Pai) amou de tal maneira o mundo que deu Seu Filho (como sacrifício expiatório)”. No evangelho de Lucas 23:46, lemos: “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou”. Tais textos deixam claros que existe uma diferença entre a pessoa do Pai e a pessoa do Filho. Tal distinção na deidade é bastante explicita nos credos e confissões do mundo protestante ortodoxo (genuinamente evangélico). Todas as igrejas reformadas históricas como a Anglicana, Luterana, Presbiteriana, Congregacional, Batista, etc, possuem este dogma de forma definida e detalhada. Desconheço objetivamente a razão porque Aline Barros gravou tamanha heresia. Penso que por ignorância doutrinária! Segue abaixo o hino em sua versão oficial:
Graças eu te dou, Pai! Pelo preço que pagou, sacrifício de amor que me comprou, Ungido do Senhor. Pelos cravos em tuas mãos, graças eu te dou, ó meu Senhor. Lavou minha mente e coração, me deu perdão, restaurou-me a comunhão. Digno é o Senhor sobre o trono está, Soberano criador, vou sempre te adorar. Elevo minhas mãos ao Cristo que venceu. Cordeiro de Deus morreu por mim, mas ressuscitou. Digno é o Senhor”. Como se percebe, a cantora e ”pastora” não consegue distinguir entre a pessoa do Pai e a pessoa do Filho, atribuindo simultaneamente a ambos o que é próprio do Filho apenas. Ela começa agradecendo ao Pai que por ela pagou o preço do sacrifício redentor. Chama o Pai de “Ungido do Senhor” que teve suas mãos cravadas na cruz para lhe dar perdão, etc. Depois afirma que agora o Pai está sobre o trono para ser adorado como o Cristo que venceu a morte ao ressuscitar. Bem, tudo isso é patripassianismo. A experiência do calvário foi vivida pelo Filho e não pelo Pai e ambos não são a mesma pessoa (Jo 14:28). Aline Barros precisa fazer uma correção urgente na letra desta bela canção. O que é bastante simples, basta substituir a expressão “Pai” por “Jesus ou Senhor”. Sola Scriptura!!!

Obs: conheça melhor a doutrina da Trindade no credo de sua igreja.

Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa - AIECB)

4 comentários:

  1. Pr. Samuel, graça e paz!
    Na realidade, esta música não é da Aline Barros, mas uma tradução, ou melhor, versão da música Worthy Is The Lamb, do Hillsong. Na letra original, se fala apenas de Jesus Cristo, Senhor, Cordeiro e Filho de Deus.
    Talvez, acredito que na ânsia de encontrar as melhores palavras em português para se encaixar na melodia da música, houve uma tradução falha. Porém, a letra original é belíssima!
    Um abraço!
    Em Cristo,
    Raquel Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Worthy Is The Lamb

    Thank you for the cross Lord
    Thank you for the price You paid
    Bearing all my sin and shame
    In love You came
    And gave amazing grace

    Thank you for this love Lord
    Thank you for the nail pierced hands
    Washed me in Your cleansing flow
    Now all I know
    Your forgiveness and embrace

    Worthy is the Lamb
    Seated on the throne
    Crown You now with many crown
    You reign victorious
    High and lifted up
    Jesus Son of God
    The Darling of Heaven crucified
    Worthy is the Lamb
    Worthy is the Lamb
    Digno É O Cordeiro

    Obrigado pela cruz, Senhor
    Obrigado pelo preço que Você pagou
    Carregando todo meu pecado e vergonha
    Em amor Você veio
    E deu graça surpreendente

    Obrigado por este amor, Senhor
    Obrigado pelas mãos perfuradas
    Lavou-me em Seu fluir purificador
    Agora, tudo que eu conheço
    Seu perdão e seu abraço

    Digno é o Cordeiro
    Sentado no Trono
    Coroamos agora com muitas coroas
    Você reina vitorioso
    Alto e elevado
    Jesus, Filho de Deus
    O Querido dos Céus crucificado
    Digno é o Cordeiro
    Digno é o Cordeiro


    Link: http://www.vagalume.com.br/hillsong-united/worthy-is-the-lamb-traducao.html#ixzz3PnDfNUcG

    Nesse link dá pra acessar a tradução original.

    ResponderExcluir
  3. Paz, Raquel! De fato, não creio que o erro aqui tenha sido intencional. A postagem é apenas um alerta para que não nos afastemos dos ensinos bíblicos. Nesse caso, o ajuste é simples.

    Um ósculo santo para você e sua digníssima família (lembranças para o seu esposo, Pr.Walter Bezerra).

    ResponderExcluir
  4. Perfeitas as colocações.
    Mas não acredito em mera "inocência".
    Tem outra canção que ela diz que o Jesus é o "princípio, meio e fim", igual dizia Raul Santos Seixas. Essa doutrina do ser o MEIO não se vê em lugar algum na Bíblia e sim Alpha e Ômega (início e fim, apenas).
    Mundo gospel eivado de heresias cantadas inclusive nas liturgias eclesiásticas. Será mero descuido ou intencional?...

    ResponderExcluir