quarta-feira, 3 de junho de 2015

O Cristo Predito e Confirmado nas Sagradas Escrituras

É fato bem claro que no Velho Testamento há muitíssimos trechos que predizem a vinda, missão e a Pessoa de Cristo, e que no Novo Testamento acha-se o cumprimento exato destes trechos. Profecia e cumprimento concordam tão perfeitamente entre si, que somente as pessoas que não queiram ver - as voluntariamente cegas - podem recusar a crença e a adoração.

Os apóstolos, falando pelo Espírito Santo, declaram categoricamente esta verdade. Pedro, na casa de Cornélio, disse a respeito de Jesus: "DEle todos os profetas dão testemunho" (Atos 10.43). Paulo, pregando na província de Acaia "com grande poder convencia publicamente os judeus, provando por meio das Escrituras que o Messias é Jesus" (Atos 18.28). Perante o rei Agripa, ao declarar que Jesus era o Messias, Paulo disse que falou "… nada senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer", e apelou ao rei, perguntando-lhe: "Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas?" (Atos 26.22.27).

Finalmente, vemos Paulo em Roma, "na sua própria residência, expondo aos judeus em testemunho do reino de Deus, procurando persuadi-los a respeito de Jesus, tanto pela Lei de Moisés, como pelos profetas" (Atos 28.23).

O próprio Senhor Jesus ensinava a mesma coisa. Falando aos judeus, Ele disse: "Se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em Mim; porquanto ele escreveu a Meu respeito" (João 5.46). Falando aos dois discípulos no caminho de Emaús, Ele disse: "Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! E começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a Seu respeito constava em todas as Escrituras" (Lucas 24.25,27). Mais tarde, Ele disse a todos os apóstolos em Jerusalém: "Estas são as palavras que Eu vos falei… que importava que se cumprisse tudo o que de Mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24.44).

Note que essas palavras, faladas depois da Sua ressurreição, confirmam o que Ele disse antes de morrer: "Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito pelos profetas, no tocante ao Filho do homem". Também no princípio da agonia de Getsêmani, Ele disse: "Digo-vos que importa que se cumpra em Mim o que está escrito" (Lucas 22.37).

O profeta João Batista, encarcerado e esperando a morte, perdeu o ânimo e, no seu desespero, enviou uns amigos a Jesus, querendo saber se Este era realmente o Salvador, o Filho de Deus, ou não. A resposta de Jesus foi: "Voltem, e digam a João as coisas que vocês estão vendo que Eu faço: os cegos vêem, os paralíticos andam, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e aos pobres se anuncia o Evangelho". João, ouvindo estas coisas, compreenderia que Jesus estava cumprindo as antigas profecias a respeito do Salvador prometido, e ficaria satisfeito (Lucas 7.19-22).

Do mesmo modo podemos, hoje em dia, ter certeza com respeito à Pessoa e à obra salvadora de Jesus Cristo. Já foram cumpridas as profecias do Velho Testamento com respeito à Sua humilhação antes da crucificação (Isaías 50.6), o vinagre que Lhe ofereceram (Salmo 69.21), vários detalhes da Sua crucificação (Salmo 22.12-18; 69.4,8-9,21), o Seu sepultamento com o rico (Isaías 53.9). Também a ressurreição do Senhor foi claramente predita no Velho Testamento; veja Salmo 16.9-10; Isaías 53.10-11 - como também a Sua ascensão para a glória: Salmo 68.18; 24.7-10. Finalmente, vemos, no Salmo 110.1, o Senhor assentado à destra de Deus onde Estevão também O viu (Atos 7.56).

Todas estas profecias - e muitas mais - foram dadas por Deus aos profetas do Velho Testamento, entre 400 e 1000 anos antes de Cristo vir ao mundo. Foram guardadas e conservadas cuidadosamente pelos judeus e, no Novo Testamento, as vemos cumpridas literalmente na vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo. Temos também o testemunho de milhares de pessoas que, desde o tempo de Jesus, acharam paz e sossego de coração, e poder para andarem direito neste mundo, por converterem-se a Jesus como Senhor e Salvador.


Richard Dawson Jones (1895 - 1987)

Fonte: http://www.bible-facts.info/artigos/ocristopredito.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário