segunda-feira, 1 de junho de 2015

O Quê Realmente Significa Ser Reformado?

"Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? - 1 Cor 3:4".

Tenho ouvido de vários colegas pastores "reformados", que alguém que aceita apenas os 5 pontos do calvinismo não é de fato, um verdadeiro reformado (há inclusive, quem aceite bem menos). Para estes "teólogos", ser reformado significa abraçar toda a doutrina de Calvino incluindo o batismo infantil por exemplo. Sendo assim, para ser verdadeiramente reformado, é preciso se tornar presbiteriano ou coisa semelhante.
Como leitor ávido de Calvino que sou há mais de 10 anos, faço algumas observações com todo respeito a estes colegas:
1) Ser reformado não é sinônimo de presbiterianismo ou calvinismo. Ser presbiteriano pode ser sinônimo de calvinista, porém, ser reformado significa muito mais que pertencer a uma denominação ou tradição em particular. Aliás, Calvino não foi o único reformador. Houve também Lutero, Zuinglio, Wycliffe, Tyndale, Huss, etc. Tendo cada um dos reformadores suas peculiaridades de interpretação bíblica as quais o próprio Calvino respeitava tanto nas institutas como em seus comentários. Logo, ser reformado do ponto de vista original, significa em linhas gerais, protestar biblicamente contra a Tradição católica romana e sua arrogante pretensão de ser a Igreja fundada por Cristo e seus apóstolos quando ela é apenas uma antiga vertente do cristianismo (por sinal, desviada da doutrina apostólica no Novo Testamento)
2) Calvino não escreveu as institutas para mostrar "a verdadeira" interpretação bíblica. Na introdução do Livro 1, fica claro que ele o fez, com a finalidade de EXPLICAR DE FORMA JUSTIFICÁVEL O MOVIMENTO REFORMADO. Seu objetivo era mostrar que a fé cristã reformada em geral ERA UM RESGATE DO CRISTIANISMO COM BASE NA CORRETA INTERPRETAÇÃO NÃO SOMENTE DA BÍBLIA, MAS TAMBÉM, DA PRÓPRIA TRADIÇÃO CRISTÃ CONFORME OS ESCRITOS DA PATRÍSTICA. Sendo assim, Calvino não era um simples biblista. Calvino inclusive, receava ensinar uma interpretação particular e inovadora da Bíblia. Calvino foi um estudioso não apenas da Bíblia mas também dos primórdios do cristianismo. Segundo ele, a escolástica havia sistematizado o ensino dos "Pais da Igreja" de forma equivocada para o catolicismo medieval. E o movimento reformado em suas principais variantes, tinha como objetivo corrigir as distorções da leitura bíblica feita pelos "pais" e sistematizadas pelos escolásticos como Tomás de Aquino, Pedro Abelardo entre outros.
3) Calvino tinha uma visão ampla e geral da fé e do mundo cristão levando em consideração os séculos que antecederam a própria reforma protestante e não uma visão unilateral e estreita. É exatamente esta cosmovisão que falta a muitos "calvinistas". Na verdade, muitos que se intitulam calvinistas não seguem de fato a Calvino. Pois, João Calvino não inventou o calvinismo. Calvino apenas se preocupava com o verdadeiro cristianismo e aderiu ao movimento reformado com esta finalidade em mente. Ao ponto de afirmar, que  estava disposto a atravessar os 7 oceanos para unir a cristandade. Sua postura diante do significado da Santa Ceia é um exemplo vivo dessa afirmação. Por isso, ser reformado não significa literalmente ser calvinista ou tampouco luterano. Significa apenas, ser um cristão historicamente bíblico.
4) Sugiro a releitura das Institutas onde Calvino protestava contra o catolicismo e não contra o luteranismo ou zuinglianismo, etc . Os únicos "protestantes" contra os quais Calvino protestou e repudiou foram os fanáticos anabatistas que inclusive, não adotavam o Sola Scriptura. Em sua obra prima, bem como em seus sermões e comentários, jamais desdenhou dos escritos de genuínos cristãos cujos pontos de vistas em doutrinas secundárias discordavam da sua hermenêutica e exegese. Pelo contrário, os estimava acima dos seus próprios escritos, e tinha sempre uma postura modesta com relação a sua interpretação particular, ao ponto de declarar em várias passagens bíblicas que comentava, sua ignorância quanto a determinado assunto complexo. Assim sendo, ser reformado é antes fazer frente com os que pregam as Boas Novas do Evangelho do que ostentar-se em sua própria teologia.
5) Enfim, somente partindo de uma leitura imparcial das Institutas, é que entenderemos o que de fato significa ser reformado e para que fim a Reforma deve se dirigir. E aqui se faz necessário lembrar a necessidade das igrejas reformadas independente de suas vertentes. Pois, a Reforma Protestante foi um mal necessário e inevitável. Caso os reformadores não houvessem protestado aos seus modos peculiares contra o cristianismo romanizado e paganizado, não haveriam igrejas evangélicas para congregarmos. Por essa e outras razões, todos os que concordam com os ideais da Reforma devem se unir em torno dos lemas principais que são: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fide, Solus Christus e Sole Deo Gloria. E em contrapartida abandonar todo sectarismo em torno de doutrinas as quais Calvino chamava de periféricas e que só causa divisão na Igreja Corpo de Cristo e exalta apenas a vaidade humana.
Como conclusão, posso dizer que embora particularmente, eu não aceite toda a teologia de Calvino, mesmo assim, me considero parte do cristianismo reformado juntamente com os que se denominam luteranos, anglicanos, calvinistas, presbiterianos, etc. Mas, acima de tudo, me considero um cristão historicamente bíblico assim como o era João Calvino que na minha opinião foi de fato o maior intérprete da teologia cristã na história.
Louvado seja Deus pela Reforma Protestante! Que trouxe a Bíblia para o povo de Deus, e trouxe o povo de Deus para a Bíblia através de homens santos e eruditos que tinham como alvo maior, hastear a bandeira do evangelho e não suas bandeiras em particular.  

Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa/PB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário