quarta-feira, 3 de junho de 2015

Crítica Sagrada ao "Bispo" Macedo - "O Maior Herege que Conheci"

Já faz um bom tempo que o 1º milagre operado por Jesus em seu ministério, a transformação de água em vinho durante uma festa de casamento, se tornou a nova fonte de polêmica protagonizada pelo "bispo" Edir Macedo. Porém, somente agora pude fazer um repúdio público do fato. Para quem não viu o vídeo que circula na internet, Macedo critica a transformação da água em vinho por, não entender que “benefício” isso poderia oferecer às pessoas. Antes de mais nada preciso dizer, que nunca vi na História da Igreja alguém ter tanta ousadia. Merece um prêmio como o "Maior Herege do Cristianismo". Já vi muitos tipos de hereges, mas, nenhum deles ao ponto de criticar os próprios milagres de Jesus (a não ser os escribas e fariseus). Eis as palavras de Macedo na íntegra:
Pensa comigo, por favor. O 1º milagre que Jesus realizou foi numa festa de casamento quando ele transformou a água em vinho. Eu fiquei perguntando: ‘Meu Deus, o 1º milagre que o Senhor faz não é a cura de um enfermo, não é a libertação de um oprimido, não é a salvação de um ser humano. O senhor transformou água em vinho?’ E esse vinho, o que fez? Alegrou apenas os convidados daquela festa de casamento. Não fez mais nada. Ou fez? Qual foi o benefício que a transformação de água para vinho trouxe para o Reino de Deus?”, diz o líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) durante um sermão na reunião do réveillon 2012.
A crítica de Macedo ao milagre de Jesus rendeu inúmera críticas a ele (e aqui vem a minha também). O pastor Renato Vargens por exemplo, publicou 2 artigos sobre o tema, e rebateu a postura do bispo da Universal.
A coisa anda tão complicada que nem Jesus serve mais! Infelizmente o evangelho pregado por alguns é tão humanista que fica difícil eles acreditarem num Deus soberano”, disse Vargens, que engrossa as fileiras dos que criticam a IURD: “Sou obrigado a concordar que as doutrinas de Edir Macedo não são cristãs e que afrontam de forma veemente tudo aquilo que os apóstolos e reformadores ensinaram. Resta-nos, portanto rogar ao Senhor que tenha misericórdia do povo brasileiro livrando-os dos enganos ensinados pela IURD”.
Sobre a função do milagre operado por Jesus, Vargens cita o contexto do Evangelho de João, onde é mencionada a transformação da água em vinho:
O milagre da transformação de água em vinho dentre tantos outros, foi feito prioritariamente pelos seguintes motivos: 1 – Manifestar a glória do Cristo, o Messias ansiado. 2 – Fazer com que os homens cressem! O milagre da transformação da água em vinho se deu com  o duplo propósito de glorificar a Cristo e pregar o evangelho da reconciliação”, explica o pastor da Igreja Cristã da Aliança.
Outro que criticou Macedo foi o pastor Márcio de Souza, que escreveu sobre o assunto em seu blog dizendo: “Macedo, creio que você não conheça o teor dessa passagem porque sua teologia não permite isso. Jesus em Caná estava em uma festa de casamento celebrando a alegria junto aos noivos sem o menor interesse em  se aproveitar deles para uma auto promoção ou coisas do tipo. Se você olhar o texto com um mínimo de atenção, perceberá que o vinho era sinônimo de alegria numa festa de casamento judaica, logo, acabando o vinho, simbolicamente acabava a alegria. Receio que você só entenderia se o texto falasse sobre o fim do dinheiro do casal e não do vinho” (fazendo referência à teologia da prosperidade pregada por Edir Macedo). Segundo Souza, o milagre do vinho simboliza a tônica do ministério de Jesus, que sempre priorizou pessoas: “Jesus, que ao contrário do que você [Edir Macedo] pensa está mais preocupado com as pessoas do que com as estruturas, providencia o milagre para que as pessoas prossigam celebrando. Veja bem, a estrutura não usa gente, mas na cultura de Jesus, gente é que usa a estrutura”.

O que posso dizer sobre o vídeo de Macedo além do exposto acima, é que, tal milagre de Jesus não somente salvou aquela festa de casamento, como também salvou literalmente outros casamentos. Conheço uma família que foi salva por meio da pregação deste texto, quando um colega meu que é pastor, pregou sobre o mesmo com a seguinte temática: “Convidando Jesus para o Casamento”. Detalhe: “esta família agora salva, estava com o casamento na falência, a beira de um triste divórcio quando Jesus outra vez aparece para intervir”. Mas, de salvação Edir Macedo e as “Igrejas” Neopentecostais não entendem nada, não é mesmo?. Inclusive, tenho um vídeo caseiro onde Edir Macedo fala abertamente numa reportagem exclusiva da Globo que o importante é arrancar dinheiro do povo não importa como se use a Bíblia para este fim. Tenho também outro vídeo sobre ele comentado por Caio Fábio, onde o mesmo falou literalmente que “pescava o povo com esterco=bosta e merda”. Preciso dizer mais alguma coisa? Sim! Esse daí nunca me enganou, mas, confesso que não pensei que fosse chegar tão longe como um descarado falso profeta. Quanto ao vídeo onde Macedo critica o milagre de Caná, segue link https://www.youtube.com/watch?v=o_GZM_ug8xk.

Fonte: extraído e adaptado de http://noticias.gospelmais.com.br/bispo-macedo-primeiro-milagre-jesus-trouxe-beneficio-53973.html

Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa - AIECB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário