segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Razões Porque Não Sou e Não Posso Ser Católico Romano

Este artigo não visa criticar ou ofender meus irmãos e amigos católicos romanos. Apenas esboçar as várias razões porque não sou e não posso ser um católico romano no sentido institucional e eclesiástico do termo. São elas:
1- Não sou católico romano porque meu manual de fé e prática cristã é somente a Bíblia Sagrada e não qualquer tradição religiosa inventada por igrejas ou homens religiosos por melhores que sejam (Gl 1:8,9/2 Tm 3:16,17).
2- Não sou católico romano porque a religião cristã fundada por Cristo começou oficialmente em Jerusalém no Dia de Pentecostes e não em Roma ou Constantinopla, etc (At 2:1-47). Passando todo o 1º século da era apostólica sem modificações nem acréscimos, mas a partir do 2º século e dali para cá surgiram novas doutrinas, falsificações, e toda a sorte de cerimônias estranhas ao Novo Testamento, que foram discutidas em concílios e aprovadas por homens, daí nascendo a Igreja Católica Romana e outras vertentes como ortodoxos, vetero-católicos, etc.
3- Não sou católico romano porque a doutrina cristã foi entregue pelo Espírito Santo aos apóstolos e está registrada nas páginas do Novo Testamento onde não encontramos papa, cardeal, padre, missa, hóstia, intercessão dos santos, relíquias sagradas, terço, purgatório, limbo, celibato obrigatório, 
mariolatria, etc (Jo 14:16,17 e 26). De forma que a fé cristã está baseada nos escritos dos apóstolos (NT) e profetas (AT) e não nos chamados “pais da igreja” (Ef  2:20) ou tampouco na chamada tradição oral. 
4- Não sou católico romano porque a tradição oral é uma falácia! A Palavra de Deus precisou ser escrita para passar intacta de geração a geração, pois, o testemunho boca a boca embora tenha sua valia não é infalível (telefone sem fio). Veja por exemplo um ensino apostólico oral que se perdeu no tempo e que somente a Igreja de Tessalônica sabia, ou seja: “o quê ou quem” detinha o aparecimento do Anticristo no 1º século (2 Ts 2:1-6)? Um dos “pais da igreja” Irineu sugeriu alguns nomes em sua obra “Contra as Heresias”, mas deixou claro que ninguém sabia ao certo de quem se tratava. Para saber mais acesse: http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2013/11/refutando-falacias-catolicas-sobre.html
5- Não sou católico romano porque “não creio que a salvação dependa de uma instituição religiosa que equivocada e arrogantemente diz que fora dela não há salvação” quando os apóstolos deixaram bem claro que a salvação encontra-se somente em Jesus (Jo 3:16; 20:30,31; At 4:12). Sendo a igreja apenas a congregação ou ajuntamento dos que são salvos (At 2:47). Caso contrário, o ladrão na cruz não teria sido salvo uma vez que apenas creu em Cristo e não chegou a participar de uma igreja organizada (Lc 23:43).
6- Não sou católico romano porque não encontrei nas Escrituras Sagradas que entre Deus e os homens há outro mediador e intercessor fora de Jesus Cristo (1 Tim 2:5). Nem mesmo sua mãe Maria (Rm 8:34).
7- Não sou católico romano porque não encontrei na Escrituras Sagradas a “Transubstanciação” doutrina da hóstia transformada no corpo de Cristo (osso, carne, nervos, unhas, cabelos, sangue, espírito e divindade). O que na verdade acaba em idolatria com a adoração do chamado “Jesus Sacramentado”.
8- Não sou católico romano porque acho a Missa uma abominação e ridicularizarão do sacrifício do Senhor Jesus. Uma vez que tal sacrifício não se repete, nem se atualiza. Pois se trata de um sacrifício eterno e perfeito (Hb 9:28). Sendo assim, a Santa Ceia é apenas um memorial sagrado do único sacrifício de Jesus realizado para redimir a humanidade penitente (1 Co 11:23-26).
9- Não sou católico romano porque o ensino apostólico no NT destoa significativamente do ensino do catecismo católico. De forma que de apostólico, os dogmas católicos não tem quase nada com exceção da Trindade e do Pai Nosso entre outros que inclusive nem tem o devido destaque na liturgia ou vida cristã católica.
10- Não sou católico romano porque não creio em cristianismo nominal e cristianismo prático como coisas comuns. Ou seja, não aceito que exista “cristão praticante” e “cristão não praticante” que no final terão o mesmo destino (purgatório, céu) somente porque foram batizados na igreja católica romana. A bíblia é enfática quanto a prática da fé (Mt 7:23,24; Hb 11:33; Tg 1:22,23).
11- Não sou católico romano porque na doutrina apostólica é Jesus quem ocupa o papel central e não sua mãe Maria. Nem Jesus e nem os apóstolos falaram sobre Maria como Rainha do céu, medianeira, co-redentora, etc. Apenas de bendita como todos os outros servos e servas de Deus do AT e NT (compare por exemplo: Dt 28 e Mt 5:1-12). Com todo respeito, a única "Bíblia" onde Maria é exaltada conforme o catolicismo romano é nos livros apócrifos (que inclusive, possuo 1 exemplar).
12- Não sou católico romano porque não creio que o papa seja o representante de Cristo na terra. O único vigário que Ele deixou foi o Espírito Santo (Jo 14:16, etc).

Obs: Reconheço a importância das Igrejas Católicas Romanas (e outras Católicas como a ortodoxa, etc) na história da humanidade e aqui também no Brasil. A presença do catolicismo no mundo tem sido importante no que diz respeito a cristianização dos países através principalmente da propagação da fé cristã por meio dos símbolos cristãos. De forma que tais igrejas oferecem um papel muito significativo no que tange a pavimentação das culturas locais para o evangelho. Todavia, meu problema maior com o catolicismo (principalmente, o romano) é exatamente a parte principal, ou seja, a apresentação do evangelho. Seria uma beleza se o catolicismo (principalmente, o romano) ao vencer as barreiras culturais que não é nada fácil, apresentasse as pessoas o evangelho neotestamentário e apostólico ao invés dos seus dogmas paganizados e acumulados ao longo dos anos. Por essa razão maior aqui descrita e esboçada, é que não posso ser um cristão católico (principalmente, romano) de livre e sã consciência. Pessoalmente, gostaria que o Brasil tivesse sido colonizado pelos cristãos reformados (calvinistas) da França e Holanda como pretendiam as Igrejas Reformadas da Europa em meados do século 18. Cujas investidas se deram no Rio de Janeiro e Pernambuco principalmente. Caso tivesse acontecido, nosso país teria tudo para ser hoje um país cristão praticante com menos violência, corrupção, imoralidade, etc (uma vez que não aceitamos cristãos não praticantes. Apenas, os praticantes). Mesmo com 500 anos de cristianismo católico romano em nossa Pátria, os brasileiros pouco sabem da Bíblia quer na teoria quer na vida diária. Somos meramente um país "nominalmente" cristão, mas, pouco cristão de fato. Pois, não se pode ser cristão sem ter a Bíblia como regra de fé e prática. Esse é o maior problema do catolicismo romano, criar um cristianismo sem a bíblia como seu fundamento. "Se" eu tivesse de ser algum tipo de católico, seria um ortodoxo ou outra vertente como anglo-católico, vétero-católico, etc. Mas, católico romano não dá...pelas razões supracitadas. Sola Scriptura!!!   


Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa - AIECB)

Um comentário:

  1. Samuel, meu amigo, então me explique essa "mariolatria reformada":


    “... nós acreditamos, que a encarnação da PURA E IMACULADA da MÃE DE DEUS, A VIRGEM MARIA, O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO, isto é, seu corpo santo, foi elevado ao céu pelos anjos ...”

    Heinrich Bullinger



    A VENERAÇÃO DE MARIA está inscrita no mais profundo do coração humano.”

    Martinho Lutero



    “Estimo grandemente a Mãe de Deus, a virgem Maria perpetuamente casta e IMACULADA.”

    Zwinglio (Corpus Reformatorum: Zwingli Opera 2,189).



    Samuel, agora a parte que mais gosto. Essa daqui destrói completamente o "castelo de areia" que vcs protestantes fazem da Virgindade perpétua de Maria:

    "CERTAS PESSOAS TÊM DESEJADO SUGERIR DESTA PASSAGEM (Mt 1,25) QUE A VIRGEM MARIA TEVE OUTROS FILHOS ALÉM DO FILHO DE DEUS, E QUE JOSÉ TEVE RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM ELA DEPOIS. MAS QUE ESTUPIDEZ! O escritor do evangelho não desejava registrar o que poderia acontecer mais tarde; ele simplesmente queria deixar bem clara a obediência de José e também desejava mostrar que José tinha sido bom e verdadeiramente acreditava que Deus enviara seu anjo a Maria. PORTANTO, ELE JAMAIS TEVE RELAÇÕES COM MARIA, MAS SOMENTE COMPARTILHOU DE SUA COMPANHIA... ALÉM DISSO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É CHAMADO O PRIMOGÊNITO. ISTO NÃO É PORQUE TERIA QUE HAVER UM SEGUNDO OU TERCEIRO (FILHO), MAS PORQUE O ESCRITOR DO EVANGELHO ESTÁ SE REFERINDO À PRECEDÊNCIA. ASSIM, A ESCRITURA ESTÁ FALANDO SOBRE A TITULARIDADE DO PRIMOGÊNITO E NÃO SOBRE A QUESTÃO DE TER HAVIDO QUALQUER SEGUNDO (FILHO)."

    João Calvino (Sermão sobre Mateus, publicado em 1562).


    Que Deus o ilumine e o afaste dessa nefanda heresia que é o protestantismo,
    Everton Nunes Santos.

    ResponderExcluir