terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Oração Franciscana: Um Verdadeiro Modelo de Oração Cristã

A Oração da Paz, também denominada de Oração de São Francisco, é uma oração de origem anônima que costuma ser atribuída popularmente a São Francisco de Assis. Foi escrita no início do século 20, tendo aparecido inicialmente em 1912 num boletim espiritual em Paris, França.
Em 1916 foi impressa em Roma numa folha, em que num verso estava a oração e no outro verso da folha foi impressa uma estampa de São Francisco. Por esta associação e pelo fato de que o texto reflete muito bem o franciscanismo, esta oração começou a ser divulgada como se fosse de autoria do próprio santo.
Mas, independente da autoria, a oração franciscana, constitui-se num verdadeiro modelo de oração cristã. Muitos "evangélicos" deveriam aprender esta oração juntamente com a Oração do Pai Nosso. Muito melhor que, muitas orações imprecatórias que ouvimos nas "canções gospel" por ai. Aliás, Francisco de Assis viveu antes da Reforma Protestante no século 12, e até onde pesquisei, nenhum dos reformadores repudiaram a conduta do frade que tem inspirado milhares de cristãos no mundo. Uma de suas célebres frases e que muito nos toca é: "preguem o Evangelho, se for preciso, use palavras". Confesso que, ainda não consegui atingir o grau de devoção cristã de Francisco, e tampouco consegui, fazer esta oração por completo. Vamos fazê-la juntos?
"Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a .
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna! Amém". 
 
Pr.Samuel Santos (3ª Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa/PB)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário